Ser o Melhor VS Ser Diferente

Todo mundo quer ser o melhor em seu mercado, o grande problema é que queremos ser o melhor de acordo com nossos critérios. Só que…

Marketing é uma questão de percepção, não realidade.

Quem define quem é o melhor é o mercado. Ainda que você possa provar com números ou testes que você é “o melhor”, se as pessoas não virem você como o melhor, você nunca será o melhor.

Veja o exemplo da pepsi. Em testes cego, onde as pessoas experimentam o refrigerante sem ver a lata, a maioria das pessoas afirma que a pepsi é mais saborosa que a coca-cola.

Mas quando as pessoas fazem o mesmo teste vendo a lata, a coca vence o teste.

Por que a coca-cola sempre vence?

Porque a coca está posicionada na mente das pessoas como a número 1, a melhor. E esse posicionamento foi construído ao longo de 125 anos.

Assim, a melhor estratégia para a pepsi, e pra você que não é o número 1 em seu mercado, é ser diferente.

Ao ser diferente, você cria uma nova categoria onde só existe você. E com o tempo e o seu sucesso, outras pessoas e empresas vão aderir a essa categoria também, mas se você fizer o dever de casa, você sempre será o número 1 para seu mercado.

Um outro exemplo de ser o melhor vs ser diferente

Há décadas, no mercado de fotografia, grandes marcas mundiais vivem brigando para serem a número 1 para os fotógrafos. E se já não bastassem as empresas que estão nessa luta desde o início como a Kodak, Fuji e Canon, novas empresas de outras indústrias acabaram entrando nesse mercado em busca de sua fatia do bolo, como a GE, a Samsung, a Sony.

Isso cria ummercado inflado, altamente competitivo onde ninguém ganha muito.

Aí veio um cara que gostava de surfar e queria registrar seus momentos mas achava essas câmeras tradicionais muito complicadas e caras, e resolveu criar sua própria câmera. Simples, fácil de usar, muito mais versátil e a um preço mais acessível.

Surgiu assim a GoPro

Numa nova categoria, onde ela era a número 1. Em pouco tempo o criador se tornou Bilionário, ou seja, faturando sozinho mais do que todas as empresas mundiais de máquinas fotográficas juntas.

Esse mesmo pensamento criativo você precisa ter em seu negócio, pois é bem provável que você esteja hoje num mercado saturado de pessoas com o mesmo posicionamento. Mas pra vencer…

Você precisa ser o número 1

E pra isso você não precisa se reinventar por completo. Você só precisa se posicionar de uma forma diferente.

Veja o exemplo da Apple. Ela tem suas peculiaridades mas no fim das contas o iphone é um smartphone, certo? O imac é um computador, certo? O macbook é um notebook, certo?

Porém, Jobs posicionou seus produtos como algo diferente. Ele criou um novo conceito e criou uma forte história por tráz disso. Ele criou sua própria cultura seguindo esse posicionamento.

E é dessa forma que você deve conduzir seu negócio

Criando sua própria categoria, criando sua própria história e criando sua própria cultura com sua audiência. Não é um trabalho do dia para a noite, mas é algo que se você não parar, planejar e começar a agir seguindo essa linha todos os dias, você vai acabar competindo num mercado inflado com uma dezenas de outros profissionais e empresas fazendo a mesma coisa.

Compartilhe: