O poder de uma história, e como usar isso para gerar mais vendas

A Marvel é hoje um fenômeno mundial de vendas e, na minha opinião, grande parte desse sucesso se deve à maneira como eles contam histórias.

Por que se você pra par pra pensar, a DC, grande rival da Marvel nos quadrinhos, tem exatamente TUDO que a Marvel tem. Veja:

  • Dezenas de personagens famosos
  • Dinheiro
  • Recursos
  • Milhões de fãs
  • TUDO

E eles inclusive já lançaram filmes que, apesar de não terem o sucesso dos filmes da Marvel, conseguiram dar dinheiro.

Não deram prejuízo.

Pra mim, a única diferença entre as duas empresas é que a Marvel soube como contar histórias tão bem, que tornou personagens irrelevantes em interessantes, como foi o caso do homem formiga, por exemplo.

A DC, por outro lado, pegou personagens interessantes como Super homem e Batman e criaram histórias irrelevantes.

Aqui vai um exemplo do quanto uma história (ainda que simples) pode tocar as pessoas.

Um homem está com seu filho pequeno num metrô. É quase 18h e o metrô está relativamente cheio, com pessoas cansadas do trabalho voltando para casa.

O filho do homem então começa a gritar e perturbar alguns passageiros. Depois de 20 minutos de gritos e perturbações, o menino não fica quieto, mesmo com o pai pedindo várias vezes.

Até que um dos passageiros irritados chega para o pai e diz: Senhor, mande esse menino calar a boca, todo mundo aqui teve um dia difícil e ninguém merece ficar ouvindo uma criança mal educada.

O homem então responde: Desculpe senhora, é que a mãe do meu filho faleceu ontem e desde então ele ficou desse jeito. Eu já não sei mais o que fazer…

E assim, em questão de segundos, os passageiros do trem que estavam enfurecidos com a criança, passam a ter compaixão por ela. Alguns até se aproximam para tentar ajudá-la.

Tudo isso por causa de uma história contada em uma frase.

O mesmo acontece com empresas. No fim, empresas de mesmo mercado possuem praticamente as mesmas condições, porém, cada uma possui uma história única, que se explorada corretamente, pode fazer toda a diferença em suas vendas.

O Subway, por exemplo, explodiu nos EUA depois que eles contaram a história de um garoto obeso que passou vários meses comendo apenas subway e perdeu dezenas de quilos.

A coca-cola e os ursos polares contavam histórias.

E você, como pode usar sua história a seu favor?

Compartilhe: