Como escolher seus clientes

Não importa se você vende produtos ou serviços, é possível escolher com quais clientes você vai trabalhar.

Não só é possível… como é NECESSÁRIO.

Por que?

Porque 50% do sucesso de seu negócio depende dos seus clientes.

Verdade.

Veja, a vida de um Copywriter ou consultor que trabalha com startups é bem diferente de quem trabalha com empresas bem sucedidas.

A vida de quem ensina pessoas a pararem de procrastinar é bem diferente de quem ajuda pessoas muito ocupadas a organizarem sua agenda.

Em ambos os casos os profissionais vão fazer praticamente o mesmo trabalho. Mas para um grupo de clientes eles vão cobrar menos e ter mais trabalho… enquanto para o outro grupo eles podem cobrar mais e ter a vida mais simples.

Existe ainda um outro ponto importante.

Negócios é RELACIONAMENTO.

Na sua época de “paquera”, você se relacionava com qualquer um?

Acredito que não.

Você tinha um perfil de pessoas que gostava mais e provavelmente (por experiência) tinha um perfil de pessoas que nunca mais queria encontrar na vida (o que eu chamo de “mala”).

O mesmo vale para os negócios.

Sempre existe certos grupos de clientes que nós fazemos de tudo para ajudá-los mas eles infelizmente não enxergam isso. Eles não nos entendem, e distorcem as coisas de maneira como se estivéssemos piorando a vida deles.

É complicado.

Por isso é preciso ESCOLHER com que você trabalha.

Como você faz isso?

Com seu MARKETING.

Primeiro você precisa identificar quem são seus clientes ideais. Quem são as pessoas ou empresas que você consegue gerar mais resultados com menos esforço… que podem lhe pagar mais… e com os quais você gosta de trabalhar.

Em seguida você faz todo seu marketing, seu conteúdo, suas copys… PARA ESSES CLIENTES IDEAIS!

Seja o melhor para esse grupo de clientes, gere valor para o mercado, trate-os com respeito (não envie emails como os que mostrei ontem)… e você terá seu “oceano azul”.

E por favor, não caia na armadilha de pensar que vai “perder vendas” ao fazer isso.

Foco é poder.

Trabalhar apenas com um ou poucos grupos de clientes vai tornar sua vida (e a de seus clientes) tão mais fácil, melhor e divertida… que você vai se arrepender de não ter feito isso antes.

Compartilhe: