Como ChatGPT destroi sua escrita e habilidade de criar boas copys

Eu sei como é sedutor…

Ter aquela ferramentazinha quase mágica, que com um simples comando gera um texto completo pra você em segundos.

E com outro simples comando você a faz reescrever o texto em outro tom, outro ângulo, usando até certos argumentos.

É mágico.

É surreal.

É tentador.

Porém, é também um grande risco pra sua escrita, pra sua habilidade de criar boas copys, pra sua carreira e pro seu negócio.

Veja por que:

Primeiro:

A matéria prima que cria um bom escritor, são as emoções, experiências e visão única de mundo que ele possui. É sua humanidade – algo que uma máquina jamais conseguirá reproduzir.

Uma máquina jamais saberá como é a dor de perder um grande amor, de ter um filho, de perder um filho, de cuidar de um cachorro, de ser gordo, de ser humilhado, de ser abusado, de quase morrer, de ser feliz, de ser rico, de ser pobre, de ser memitido, de tocar uma música, de adoecer, de viver.

E é sobre essas coisas que a boa escrita é feita, seja ela copy ou ficção.

Escrita não é lógica, é sentimento. E toda ferramenta é pura lógica tentando simular sentimentos.

Por isso que até hoje o gpt não consegue criar boas copys, nem bons textos de verdade. Tanto eu quanto outros copywriters internacionais como Ben Settle e Daniel Throssell já pediram bons exemplos de copy do GPT pra sua lista e ninguém, ninguém conseguiu mostrar nem um único sequer.

Segundo, usar o chat vai lhe tornar um escritor pior a cada dia

Por que?

Porque a única coisa capaz de lhe tornar um escritor melhor, é escrever, reescrever e editar e refinar sua escrita todos os dias. Mas toda vez que você manda o chat escrever por você, e reescrever, e editar, e recriar – você está aos poucos destreinando seu cérebro e perdendo essa habilidade.

O que faz um grande músico é ele tocar todos os dias. Um grande lutador, treinar todos os dias. Um grande cozinheiro, cozinhar todos os dias.

E se você tiver uma máquina fazendo seu trabalho por você todos os dias, sua habilidade de escrever, pensar e racionar copy vai definhando. Em pouco tempo você não será mais capaz de criar nada sozinho, pois está 100% dependente da ferramenta.

E sim, mesmo que você só use a ferramenta pra fazer alguns ajustes ou edições, isso também atrapalha sua habilidade.

Terceiro, GPT é apenas uma ferramenta

A câmera fotográfica mais avançada do mundo, não é capaz de tirar as melhores fotos do mundo.

Por que?

Porque por mais avançada que seja, por mais “inteligente” que seja, no fim ela é apenas uma ferramenta – que só vai ter a parte técnica da foto (iluminação, enquadramento, ângulo, etc), mas nunca vai ter a visão e os sentimentos humanos de um fotógrafo.

E uma câmera dessa nas mãos de um fotógrafo ruim não vai fazer grandes fotos, apenas fotos ok (porque é só uma ferramenta).

Além disso, usar uma ferramenta todos os dias pra fazer seu trabalho vai criar uma dependência absurda dela. Isso fica ainda pior quando você já começa a carreira usando a ferramenta. É como alguém que aprende a dirigir em carro automático, e só dirige carro automático todos os dias. Dê a ela um carro manual e ela fica mais perdida que barata tonta.

Ainda sobre carros, por que os pilotos que dão show usam câmbio manual e não automático??

Porque só o manual dá a liberdade pra fazer o impossível.

Quarto, GPT destroi sua personalidade, e todo negócio digital é baseado em personalidade

O que faz os clientes e seguidores ficarem com você por anos não é seu conteúdo, nem seus produtos, nem nada do que dizem por aí.

O que mantém as pessoas é sua personalidade, e o relacionamento que você constroi com elas (de acordo com sua personalidade).

(e quem disse isso não foi nenhum guru de instagram, foi ninguém menos que Dan Kennedy)

Mas como você vai construir e manter personalidade com uma ferramenta criando sua comunicação por você?

No máximo você será capaz de criar um estilo GPT, que nunca será você de verdade, e isso vai limitar seus resultados.

Pense nisso.

E por fim, cuidado com o hype.

Tem muita gente falando na revolução do GPT mas a maior revolução que está sendo criada (na parte de escrita e copy) é apenas nas contas daqueles que estão empurrando cursos de GPT.

Compartilhe: