Onde estão os melhores clientes de copy

Eu tinha uma amiga…

Que vivia dizendo que queria encontrar um homem sério, responsável, pra casar, ter filhos e construir família.

Porém…

Essa minha amiga só vivia em baladas de curtição, aplicativos de curtição , e outros lugares 100% de curtição e 0% de compromisso ou seriedade.

Então eu lhe pergunto:

Quais são as chances dela encontrar um homem sério pra casar, se os lugares onde ela procura são frequentados apenas por homens que não querem compromisso, apenas curtição??

Pois é.

Mas parece que esse é um fenômeno bem comum, pois também acontece no mundo do copywriting.

O que mais tem por aí são copywriters buscando bons clientes – em lugares frequentados por clientes malas.

De que lugares estou falando?

  • Sites de freelancers (workana e afins)
  • Grupos de copy (face, whats, telegram, etc)
  • Vagas de trabalho compartilhadas online
  • E suas próprias redes, através da produção de conteúdo

Esses são os ambientes ideais para os clientes infernais.

Eles adooooooram perder tempo postando vagas, criando longos e inúteis formúlários de candidatura, fazendo testes e mais testes de copy, analisando portfolio, fazendo reuniões demoradas (que parecem um interrogatório do FBI).

Enfim.

Tudo isso são comportamentos típicos de clientes malas.

Aqueles que exigem sangue, suor e lágrimas de você – mas só querem pagar merrecas.

Esse é o tipo de cliente que só serve pra “curtição”.

Só dá pra fazer um projetinho aqui e outro ali, mas qualquer coisa além disso vai custar caro pra você e causar arrependimento.

E assim como acontecia com minha amiga, você jamais vai conseguir algo sério, estável e sólido com esse tipo de clientes. Os anos vão passar e sua carreira e vida financeira vão ficar estagnadas, vivendo de projetinhos de pegação sem futuro.

Pra crescer como copywriter (honesto, que não trabalha com PLR, nem suplementos de farinha nem outros produtos mentirosos) você precisa de clientes bons e sólidos. Precisa de uma relação duradoura, de confiança, onde ambos crescem e se desenvolvem juntos.

Você precisa trabalhar com alguém que entenda, respeite e valorize seu trabalho. Alguém que dê as condições pra você evoluir (ao invés de tentar lhe engessar e limitar).

E esse tipo de cliente, meu amigo, não frequenta locais de curtição. Ele está ocupado demais tocando seu negócio pra perder tempo vendo portfolio, fazendo entrevistas e qualquer outra atividade que desvie o foco dele.

Repito: Os bons clientes não perdem tempo com portfolio, entrevista, experiência, formulários, testes e nada disso.

O que eles realmente buscam nos outros é uma coisa só.

A mesma coisa que existe dentro deles, e é a responsável por seu sucesso.

Que coisa é essa?

Atitude.

Se você chegar num cliente ideal com a atitude certa, ela vai identificar isso num piscar de olhos e contratar você sem buracracia ou processo nenhum. Pois ele sabe o valor da atitude e o quanto ela é escassa no mercado.

Ou seja:

Os bons clientes não estão por aí perdendo tempo nesses locais públicos. Eles estão trancados em suas empresas trabalhando.

E se você quiser trabalhar com eles, não dá pra ficar rezando pra eles postarem uma vaga, muito menos que vejam seus conteúdos no insta.

Não mesmo.

Você precisa ir até eles, e abordá-los com atitude.

E lhe digo mais, 1 único bom cliente pode literalmente mudar sua vida.

Pelo menos foi o que aconteceu comigo há alguns anos, quando eu estava num momento difícil financeiro e de repente (com atitude e abordagem certa) conquistei um cliente fixo de email de 5k/mês. Ele me deu fôlego e tempo pra buscar minha saída daquela situação.

Enfim.

Mirar nos bons clientes foi a única maneira que encontrei pra sair daquela vida de projetinhos de curtição e viver relacionamentos sérios e prósperos com bons clientes.

Fois assim que eu cresci.

E é assim que eu ajudo outros a crescererem como copywriter: através de minha formação + programa de acompanhamento.

Se é um caminho que você gostaria de seguir, e ainda ter minha ajuda de perto nessa jornada, amanhã é o dia.

Compartilhe: